Acabei de assistir ao filme "O código da Vinci" (The Da Vinci Code), baseado no romance homônimo de Dan Brown e dirigido por Ron Howard. E mais uma vez me emocionei tanto quanto quando li o livro. E é tão bonito quanto a obra escrita e fidelíssimo. Muito bem produzido, dirigido e com um roteiro impecável. Só não gostei muito de alguns efeitos especiais! Mas não comprometeu a beleza da película.
A estória se passa na França, quando o último protetor do Santo Graal, Jacques Saunieri (Jean-Pierri Marielle) é morto no Museu do Louvre. Ele deixa alguns enigmas para sua neta, Sophie Neveu (Audrey Tautou), e para um famoso simbologista, Robert Landon (Tom Hanks), descobrirem o segredo do Graal. Mas estes dois são perseguidos pela Agnus Dei através de um delegado que pertence à sociedade, até quando ele descobre que foi usado. Nesse espaço de tempo, Neveu e Landon viajam para a Inglaterra para descobrirem, finalmente, o mistério que cerca a verdade do Santo Graal. A obra literária desse filme gerou muita polêmica pelo fato de questionar a divindade de Jesus Cristo.
É uma boa pedida pra quem gosta de um bom filme no final de semana. Façam bastante pipoca, muito refrigerante cola geladinho e pronto: um bom final-de-semana está garantido!
Alguns links para conhecer mais este filme e o livro:
Para refletirmos:
"Nós somos quem protegemos e aquilo que defendemos"
(texto extraído do filme)